Páginas

terça-feira, 21 de maio de 2013

3º ano do EM - Produção de pinturas abstratas

RELEITURA DA OBRA DO ARTISTA JACKSON POLLOCK

Os alunos do 3ºano criaram pinturas abstratas a partir da leitura da obra do artista norte-americano Jackson Pollock, criador de um estilo abstrato conhecido como Action Paiting ou Pintura Gestual.

Na pintura de ação gestual leva-se em conta as emoções na execução da obra de arte, abandonando o uso de materiais tradicionais, como pincéis e espátulas - deixava a tinta escorrer de latas furadas ou as espalhava-as de outra forma, usando pedaços de madeira, ferramentas, escovas de dente, espátulas e outros processos - e de um projeto (rascunhos ou esboços), a pintura de Pollock é fruto da casualidade, dizia ele: “ Quero expressar meus sentimentos mais do que ilustrá-los... Eu posso controlar o fluir da tinta; não há acaso, assim como não há começo nem fim".  O artista pinta diretamente na parede ou no chão, em enormes telas ou lonas. Os seus gestos dramáticos no ato de usar as tintas, o abandono tradicional de cavaletes, foram atitudes revolucionárias.  O seu nome é um marco na pintura pós-guerra não só americana, mas em todo o mundo.
Os alunos puderam soltar a sua criatividade utilizando diferentes materiais pintando sobre lonas. Na aula utilizamos tinta óleo, tinta guache, tinta spray e tinta acrílica, pincéis, trinchas, rolinhos de pintura e as mãos como meio de expressão artística. O trabalho ficou sensacional.













Os resultados foram muitoooo boommm!!!! As pinturas arrasaram... Tenho certeza que Pollock iria adorar!  








E ainda teve o momento de descontração... Não posso deixar minha máquina dando sopa!!!! 




VALEU THURMA!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário